MAIS VIP - Alunos de escola pública de Fabriciano participam de programa de empreendedorismo do governo de Minas Gerais
  HOME    -    GRUPO MAIS VIP    -    ANUNCIE    -    NOTÍCIAS    -    BLOGS    -    COBERTURAS    -    VÍDEOS
 
 
Alunos de escola pública de Fabriciano participam de programa de empreendedorismo do governo de Minas Gerais
 



Estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Alberto Giovanni, em Coronel Fabriciano, participam do projeto Meu Primeiro Negócio, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto incentiva a cultura empreendedora entre alunos de escolas públicas estaduais.

O programa tem a duração de 12 semanas e funciona às terças-feiras, das 13h às 16h30, na Escola Alberto Giovanni, com apoio de voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Ao longo das jornadas, os estudantes são orientados pelos profissionais voluntários a criar uma empresa e a desenvolver um produto que será produzido e comercializado durante o programa. Neste período, poderão experimentar práticas de gestão de negócios, administração e operacionalização de empresas por meio da introdução aos conceitos de livre iniciativa, gestão de capital, estratégias de venda, viabilidade de mercado, produção e comercialização.

O programa propicia a vivência real de todo o processo de produção e comercialização de produtos, desde o estudo da viabilidade até o encerramento das atividades da empresa. Na Escola Alberto Giovanni, foi constituída a empresa Gio's Secret, que produzirá uma pochete antifurtos que promete facilitar a vida de quem busca praticidade e segurança.

Para a professora Mara Caroline Pereira Gatto, representante da Secretaria Regional de Educação (SER) de Coronel Fabriciano na Escola Estadual Alberto Giovannini, o programa é uma oportunidade de despertar o espírito empreendedor nos alunos, provocando-os a desempenhar atividades que os possibilitem o desenvolvimento profissional e ético dentro de uma sociedade altamente capitalista. “O programa Meu Primeiro Negócio fomenta o intelecto dos participantes e desenvolve características empreendedoras que individualmente seriam impossíveis de serem desenvolvidas”, comenta.